quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mapas conceituais e aprendizadem significativa

Como a aprendizagem significativa implica, necessariamente, atribuição de significados idiossincráticos, mapas conceituais, traçados por professores e alunos, refletirão tais significados. Quer dizer, tanto mapas usados por professores como recurso didático como mapas feitos por alunos em uma avaliação têm componentes idiossincráticos. Isso significa que não existe mapa comceitual "CORRETO". Um professor nunca deve apresentar aos alunos o mapa conceitual de um certo conteúdo e sim um mapa conceitual para esse conteúdo segundo os significados que ele atribui aos conceitos e às relações significativas entre eles. De maneira análoga, nunca se deve esperar que o aluno apresente na avaliação o mapa conceitual"correto" de um certo conteúdo. Isso nã existe. O que o aluno apresenta é o seu mapa e o importante não é se esse mapa está certo ou não, mas sim se ele dá evidências de que o aluno está aprendendo significativamente o conteúdo. (MOREIRA, 2007).

Para saber mais sobre o conceito de mapa conceitual e sua base histórica, recomenda-se o artigo "Mapas conceituais e aprendizagem significativa", de autoria do Prof. Marco Antonio Moreira. (disponíevl em http://www.if.ufrgs.br).

Um comentário:

  1. O professor que integra o mapa conceitual ao trabalho pedagógico tem mais condições de acompanhar o processo de aprendizagem do educando sobre determinado tema.
    O que acha?
    Um forte abraço!

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